Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ele, o microfone e a mamã

"Radicalismos" de uma mãe galinha, rabiscos e cantorias do pequeno príncipe T e vida, muita vida para vos mostrar. No nosso T3 vivemos e sorrimos muito.

Ele, o microfone e a mamã

A Telescola do nosso Futuro

Liliana Silva, 20.04.20

93650357_923834751394174_8913073495965958144_o.jpg

20.04.2020

Data para registar e marcar no tempo. Neste dia, pelas 09:00h dava início na RTP Memória (canal 100 da MEO) as aulas de ensino à distância para todos os alunos do 1º ciclo até ao 9º ano.

Hoje Tiago, registo este momento, para que mais tarde possas perceber um pouco da dimensão que tudo isto tomou na nossa vida e na vida de todos. Ouvi falar da telescola pelos meus pais, com a ideia de que o quadradinho mágico da TV chegava a casa dos mais pobres e das aldeias mais distantes por impossibilidades económicas e de deslocação.

Hoje a escola a que assistes pela televisão chega até ti por causa de um vírus que ameaça a espécie humana a cada canto do mundo.

Se me perguntassem há cerca de meio ano atrás se isto seria possível...? Definitivamente não!!!

Nunca, no meu perfeito juízo achava que ias tu, filho meu e outros tantos passar por esta situação, desta forma e neste contexto.

Hoje foi o dia do início!! Daquilo a que estamos habituados ser tudo diferente. Hoje a secretária estava em frente à televisão, estavas sozinho no meio da sala (não de aula mas da própria casa) e não podias conversar com os teus amigos nem fazer as perguntas à senhora professora Isa, que conheceste na mesma altura em que conhecias todo este novo método, até então arcaico e antigo.

Recebemos muitas mensagens (algumas de outras mamãs de amigos teus), o avô ligou ainda mal a aula estava a começar para saber se já estavas acordado e pronto, eu estava com o credo na boca e com o coração tão acelerado que quase saltava pela boca, afinal as novidades deixam-nos sempre com aquele suor frio na palma das mãos...e tu...bem tu não sabias ao que ias...mas lá foste tu...curiosidade na "venta" e animação no olhar, afinal a coisa era nova e estavas no quentinho da tua casa.

Dois módulos, uma professora, alguns apontamentos e para já nada de novo mas muitas histórias para ouvir.

Foi assim o teu primeiro dia de telescola, em pleno século XXI, com o vírus ao virar da esquina, com a incerteza dos dias a pairar no ar e com a certeza de que este 3º período do teu 2º ano vai com certeza ser um marco no teu percurso e uma história mais que terás para contar aos teus, lá mais à frente.

Opiniões de mãe?! SIMMMMM...muitasssss...que amanhã tentarei colocar por palavras. Hoje deixo apenas o parecer positivo do mini da casa, 7 anos de gente que aprovou a estratégia e que está pronto para os restantes dias (não sei se será com a mesma força como neste primeiro dia, porque as saudades dos amigos já apertam).

 

1 comentário

Comentar post