Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ele, o microfone e a mamã

"Radicalismos" de uma mãe galinha, rabiscos e cantorias do pequeno príncipe T e vida, muita vida para vos mostrar. No nosso T3 vivemos e sorrimos muito.

Ele, o microfone e a mamã

Fomos ao Canal Panda

Liliana Silva, 30.11.18

20181021_155213.jpg

 

Quando somos crianças criamos um mundo encantado e imaginário que nos permite brincar e reinventar com a mesma capacidade que os adultos tem de lutar por aquilo que querem. E somos inseridos numa bolha que nos transporta para o faz de conta, para as coisas boas, para um céu de arco-íris. Corremos em busca de um super-herói, penteamos as bonecas como se tivéssemos um cabeleireiro em casa, construímos carros e castelos com peças que nos parecem verdadeiros tijolos indestrutíveis.

Quando somos crianças temos a capacidade de ser genuinamente verdadeiros, ainda sem tiques, ainda sem opiniões formadas, ainda sem nos deixarmos levar por opiniões já formatadas. Não vemos o mal deste mundo ingrato e tudo se resume aos bonecos que vemos e com os quais até brincamos.

Já passei por lá, e sei que tive a capacidade de me lá manter desde que nasceu o Tiago. Com ele nasceu uma mãe disposta a deixá-lo no mundo imaginário o maior tempo possível. Com ele nasceu uma mãe certa de que os sonhos podem ser concretizados, ainda que com muito esforço e dedicação. Com ele nasceu uma mãe crente. Uma mãe que sabe que as asas dele vão ficar grandes e vão querer voar sozinhas. Uma mãe que tem a certeza que são os pequenos momentos de magia que podem fazer a diferença num adulto cheio de pressa, cheio de relógios, cheio de obrigações por cumprir.

E tudo isto para vos contar que o Tiago foi sim ao Canal PANDA gravar para o novo programa, o PANDAMANIA.

Quando o telefone tocou, já nem eu sabia do que se poderia tratar. A inscrição tinha sido feita como que uma tentativa cheia de muita vontade, mas com a certeza que existem outros tantos milhares de crianças por este mundo fora que também a tinham feito. Mas naquele dia, era mesmo para nós. A oportunidade surgiu e sinceramente não pensei duas vezes. Era preciso ir a Lisboa…proximamente…

20181021_155907.jpgConversas tidas à parte com o Engenheiro da casa, e decidimos que não podíamos deixar escapar esta oportunidade. Era um esforço adicional e grande. Havia o problema da disponibilidade e dos custos que toda uma deslocação à capital envolve. Sim porque isto de ser do “Interior” ainda nos condiciona muito os sonhos. Mas…O pequeno príncipe T é fã incondicional do PANDA e de tudo o que essa “marca” envolve. O pai trocou tarefas, a mãe activou o plano da agenda e tudo isto sem que ele se apercebesse. Era necessário enviar uns vídeos e lá fui dizendo ao miúdo que íamos tentar ir à televisão, mas sem certezas. O grande sim só o soube no sábado ao final da tarde (as gravações eram no domingo). Assim, sem ser preciso os nervos e ansiedade que eles criam nas cabecinhas inocentes deles. Uma coisa tínhamos a certeza, para além de como ia correr, isso seria sempre o de menos. Pedimos-lhe vezes sem conta que se divertisse, que fosse feliz e que estivesse totalmente à vontade.

Não o carregámos de responsabilidades porque ia estar ao lado de pessoas “famosas” e muito menos porque ia fazer aquilo que mais gostava. Para nós era importante que ele fosse livre e foi isso que aconteceu. Ele foi mesmo feliz. Nas esperas e nos entretantos ele brincou com outros meninos, fez um desenho ao seu ídolo, abraçou o PANDA, falou com o Francisco e foi acarinhado por toda uma equipa que está ali já com a sabedoria toda de trabalhar com crianças.

No final de tudo, fomos descomprimir a uma esplanada na zona de Campolide, vimos o eléctrico e bebemos uma água. E no meio de tudo isto lembro-me de repirar fundo, de olhar para ele e pensar...é nisto que eu sou verdadeiramente boa...a fazer-te feliz. 

Por isso queridos leitores, dia 01 de Dezembro (AMANHÃ AS 19H ) todos a sintonizar o CANAL PANDA no programa Pandamania e digam-nos de vossa justiça. Contamos com a vossa opinião e como sempre com o vosso carinho