O PAI
Sabemos bem o quão penoso é para uma mulher todo o processo de gerar e dar uma vida. Quando as coisas correm bem, quando as coisas correm mal, somos olhadas e criticadas por fazer. Se fazemos, está mal, se dizemos, poderia ser melhor, se não ligamos somos umas mães de merda, se fazemos frente, devíamos ficar caladas. Assim é e assim será eternamente...criticadas por tudo e em tudo.
E quando temos de arcar com tudo às costas, existe um PAI! Existe alguém que fazendo parte do mesmo lado, não tem nem metade do peso que nos colocam a nós mulheres. Mas eles existem, eles, na maioria das vezes, estão ao nosso lado, e é com eles que tudo faz sentido, neste caminho da maternidade e paternidade, nestes caminhos sinuosos que é ter um filho.
E se quando tudo corre bem, a alegria é repartida, quando tudo corre mal as coisas são vividas de formas diferentes. Não quero com isto dizer que a dor é menor. Nunca! Jamais! O pai deste lado também perdeu um filho! O pai deste lado também viu esvair-se a possibilidade de ter um craque da bola, perdeu a oportunidade de o ensinar a andar de bicicleta, deixou de poder ir com ele ao parque...e sim, há sonhos que ficam perdidos no meio da perda de um filho.
Coube-lhe a dificil tarefa de me manter à tona. Coube-lhe a dificil tarefa de me agarrar a mão num parto de colo vazio. Coube-lhe a dificil tarefa de me enxugar as lágrimas e amparar os gritos de desespero. Coube-lhe a triste imagem de nos despedirmos do nosso pequenino. Coube-lhe a dificil tarefa de me trazer para casa e de reerguer um lar silencioso.
Têm sido dias de construção mútua! Ele encerrou um capítulo que eu ainda não encerrei! Mas ele ainda perde o olhar quando vê um bebé, ele ainda sustem a respiração quando falamos do assunto, ele ainda vai buscar o "tudo o que podia ter sido". Ele que se preparou mais rapidamente para este bebe do que eu mesma, traz no seu coração, bem arrumado, o seu Tomás...sei que sim!
Têm sido dias em que ele dá mais que eu! Têm sido dias em que ele carrega tudo ao colo e "bola para a frente, que não te deixo para trás"! Têm sido dias em que reconhecemos que não, isto não veio fortalecer nada, isto veio mostrar-nos que somos feitos da mesma fibra. Muita coisa nos tem abalado, mas ainda nada nos quebrou.
E continuamos assim...a viver...a caminhar... de mãos dadas, a tentar perceber a vida!
Obrigada por não me teres deixado desistir.
Com amor,
Liliana